Tóquio é uma cidade de muitas caras, assim como todas as outras. E apesar de toda a similaridade japonesa, sobretudo no sentido socioeconômico, e claro, étnico, quase não se vê grandes diferenças entre uma região e outra. Até mesmo os bairros mais luxuosos e cheios de pompa, se comparados com áreas mais descoladas, com street arts, construções dilapidadas e ruas esburacadas parecem seguir a mesma tendência caraterística do Japão.
Mas, evidentemente, as múltiplas “caras” de Tóquio se destacam nos badalados bairros de Shibuya, Roppongi, Harajuku e Aoyama e na sobressalente região de Ginza, em Chuo e Chiyoda, nas cercanias do Palácio Imperial e da estação central.
Chuo-dori, o coração de Ginza, é o equivalente a “5th Avenida” da cidade. Durante os fins de semana e feriados, a via costuma ser fechada para a circulação de carros para garantir o lazer dos pedestres. Boa oportunidade para conhecer a Hakuhinkan Toy Park, uma loja de brinquedos de vários andares, em menor escala e ambiente sem muito charme, mas equivalente ao FAO Schwarz ou Hamleys, situada logo no começo da avenida, próxima ao popular bairro de Shinbashi.
Mais adiante, do outro lado da avenida, uma surpresa para os brasileiros que por lá transitam: o Café Paulista. A cafeteria é considerada como um dos primeiros cafés de Tóquio, tendo sido inaugurada em 1911, em outro local. O estabelecimento mantém clima nostálgico do início do século XX, com decoração híbrida ocidental-japonesa que caracterizou a época, com mesas de mármore e cadeiras rococó. Para viajar no tempo e matar saudade do café brasileiro.
A avenida Chuo-Dori, como todas as ruas do Japão, é imaculada, higiênica e silenciosa. Mesmos os turistas mais animados das outras regiões da Ásia ou do mediterrâneo parecem comedidos nas suas expressões. Os carros não buzinam, muita gente, muitos carros, mas silenciosa.
A via reúne grandes marcas europeias, americanas e japonesas. Destaque para a Uniqlo, uma super flagshipstore de 12 andares da marca japonesa de fast fashion, conhecida pela qualidade das peças a preços razoáveis. Para quem não tem grandes proporções físicas, os tamanhos da Uniqlo do Japão são perfeitas. Ao lado há uma outra loja, a GU, do mesmo grupo – com preços mais baixos ainda.
Já a Ginza Six é uma das novidades da avenida. Inaugurada recentemente, é a maior loja de departamento de Ginza erguido no mesmo local onde existia a tradicional Matsuzakaya. Possui uma decoração contemporânea e minimalista. Além das grifes, o último andar reserva uma livraria da rede Tsutaya, com móveis de madeira, modernos, num ambiente aconchegante, que nos convida a permanecer ali a tarde inteira. Há também uma área com restaurantes variados e um solarium na cobertura, com jardim, que possibilita ver a avenida abaixo.
Flanando adiante pela avenida, pode se chegar ao cruzamento mais famoso do bairro: o Ginza 4-Chome Kosaten (cruzamento do distrito 4 de Ginza). Um dos marcos é o edifício Wako, neoclássico, com relógio de ponteiro na parte superior. No piso superior do prédio da Nissan, numa das esquinas do cruzamento existe um café-bar-restaurante. Uma vez no local, experimente pegar uma mesa que dá para a rua, pedir um drinque e brindar pelo Ginza.
A avenida reserva ainda inúmeras surpresas, como a papelaria Ito-ya, com itens de bom gosto dispostos em mais de 10 andares. Até mesmo que não se interessa por comprinhas ficaria extasiado no local.
Seja como for, Ginza é uma boa introdução para degustar a essência de Tóquio, cosmopolita, arrumada, elegante – sem muita extravagância – e sensata. Quem sabe uma bela impressão desta cidade.
Ficou com vontade de ir para o Japão ? A Quickly Travel te auxilia em toda viagem, com roteiro personalizado, hospedagem, passagem aérea, documentos, terrestre, passeios, dicas, internet e suporte em toda a viagem. Entre em contato pelo e-mail lazer@quicklytravel.com.br ou ligue para (11) 2198-8588.
Texto por: S. Kusakano