À medida que você começa a estruturar seus objetivos comerciais, sua atenção pode estar se voltando para a sustentabilidade. No entanto, pode ser difícil saber por onde começar.
Pegadas de carbono, créditos de carbono, políticas de viagem, leis governamentais (dependendo de onde você está localizado globalmente) — tudo isso pode ser muito para absorver. Dito isso, quando se trata de tornar sua empresa e suas políticas de viagem mais sustentáveis, o importante é começar em algum momento. À medida que cada vez mais funcionários e consumidores, além de órgãos governamentais, exigem que as corporações reconheçam seu impacto no planeta e façam algo a respeito, não é possível esperar.
Revise sua política de viagens
De acordo com a Reuters, enquanto os viajantes corporativos representam apenas 12% do total de viajantes, eles respondem por 30% das emissões de carbono relacionadas a viagens. A grande pegada de carbono das viagens de negócios se deve a algumas razões, diz o Fórum Econômico Mundial. Elas frequentemente dependem de viagens aéreas e de carro em vez de modos de transporte mais sustentáveis. E os viajantes a negócios frequentemente voam em assentos de classe executiva ou primeira classe. Estes têm uma pegada de carbono maior (quatro vezes o tamanho de um assento de classe econômica).
Os viajantes corporativos também voam com mais frequência do que os viajantes de lazer. Por causa de tudo isso, um dos melhores lugares para procurar maneiras de minimizar facilmente seu impacto ambiental está dentro de sua política de viagens.
Considere a adoção de novas diretrizes sobre como seus viajantes a negócios se locomovem e conduzem negócios. Estabeleça regras para viagens curtas que exijam voos e outros modos de transporte com alto teor de carbono, mas que ofereçam pouco em termos de resultados ou produtividade. Incentive o uso de transporte mais sustentável, priorizando os coletivos, sempre que possível.
Considere sua Tecnologia de Reserva de Viagens
Ferramentas inovadoras como Goodwings incentivam os viajantes a reservar voos mais ecológicos que sejam diretos e/ou usem aeronaves mais eco-friendly. Se você trabalha com uma TMC, discuta como você quer começar com a sustentabilidade e como eles podem ajudar. Destaque a necessidade de fornecedores sustentáveis ao longo de toda a experiência de viagem de suas equipes.
Reúna e Conte com os Dados
Toda decisão inteligente é respaldada por dados e pesquisa. Embora você não queira se perder nos dados assim que iniciar sua jornada sustentável, potencialmente atrasando mudanças fáceis e inteligentes como as discutidas acima, você ainda quer dar prioridade aos dados. Reúna as informações relacionadas ao impacto atual de sua organização. Identifique onde você tem espaço para melhorias e no que você está indo bem e busque entender melhor como suas equipes se sentem sobre os esforços atuais ou a falta deles em relação à sustentabilidade.
Uma vez que seus dados estejam compilados, ajuste ainda mais suas decisões em relação à sua política de viagens e plataforma de reserva de viagens. Também continue acompanhando os pontos de dados relevantes à medida que os meses e anos passam. Dessa forma, você pode ver a evolução ao longo do tempo para ajustar sua abordagem conforme necessário.
Crie uma Cultura de Sustentabilidade
Claro, todas as suas boas intenções são apenas isso — intenções — se você não tiver toda a sua organização a bordo. É por isso que é importante criar uma cultura de sustentabilidade dentro de suas equipes. Você precisa do comprometimento de todos para que qualquer iniciativa focada em sustentabilidade funcione. Como tal, não apenas implemente novas políticas de viagens ou plataformas de reserva sem comunicar adequadamente com suas equipes. Garanta que essas políticas e novas plataformas não tornem suas vidas e demandas diárias mais difíceis. Enfatize para eles os benefícios da sustentabilidade e explique como essas iniciativas podem simplificar as tarefas.
Exemplo: suponha que a organização esteja focando em viagens mais longas e menos frequentes em vez de viagens de um dia que exigem dois voos. Isso significa mais tempo em casa para seus viajantes e um maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Parte da criação de uma cultura de sustentabilidade vem com a coleta e confiança em seus dados. Quando você coleta as opiniões de seus interessados, incluindo as opiniões de seus viajantes de negócios e outros funcionários, você terá uma melhor ideia de que tipos de esforços de sustentabilidade eles gostariam de ver e no que eles são mais propensos a aderir.
Estabeleça Metas e Atribua Responsabilidades
À medida que você obtém o comprometimento de sua equipe e começa a desenvolver uma cultura de sustentabilidade, estabeleça metas em torno de seus esforços. Dependendo de como sua equipe funciona melhor e do que os motiva, você pode querer estabelecer metas mais ambiciosas que inspirem inovação e mudança. Ou, você pode optar por definir seus objetivos um pouco mais baixos para mostrar à sua equipe como a mudança para um foco mais sustentável pode ser fácil.
Independentemente dos seus objetivos, atribua responsabilidade a todos os interessados. Os viajantes de negócios devem ser responsáveis por aderir às novas políticas de viagens, os Gestores de Viagens devem respeitar seus objetivos de viagens sustentáveis e todos os membros da equipe devem ter a sustentabilidade em mente ao tomar decisões comerciais.
Iniciar Ações Sustentáveis é Provavelmente Mais Fácil do que Você Pensa
Tudo o que é necessário são algumas decisões básicas e inteligentes. Não espere para começar a considerar o impacto de sua organização no meio ambiente e tomar medidas para reduzi-lo. No clima empresarial de hoje, o foco na sustentabilidade é necessário para permanecer competitivo e em conformidade.
Precisa de mais ajuda para tornar suas viagens mais sustentáveis? Fale com os nossos especialistas
Clique aqui e agende uma conversa com a nossa equipe!