O 7º TMMs Summit 2024, realizado no Royal Palm Hall, São Paulo, pela HSMAI, trouxe insights sobre as preferências de gestores de viagens e eventos corporativos no Brasil. Durante o evento, foram abordadas previsões de mercado, questões como tarifas flutuantes, ESG, uso de IA, e a importância de parcerias sólidas com fornecedores.
O Summit iniciou com pesquisas interativas ao vivo, destacando que 45% dos participantes preferem discutir tarifas flutuantes na hotelaria. Em relação à política de ESG, 34,55% afirmaram que, embora suas empresas forneçam recomendações, ESG não é um limitador. Além disso, 48,08% utilizam IA em viagens e eventos, enquanto 44,23% ainda não adotaram essa tecnologia.
Outros resultados revelaram que 62,5% dos gestores sempre analisam se as premissas estabelecidas em contratos de viagens são cumpridas, e 55,36% desejam saber mais sobre precificação flutuante. A pesquisa também indicou que 43,14% dos gestores sentem que poderiam melhorar na otimização de eventos com hotéis, e 51,22% ainda não adotam a prática de Bleisure.
Patrícia Thomas, diretora de Vendas Corporativas na Omnibees, destacou que o mercado de viagens corporativas deverá gerar 2 trilhões de dólares até 2028, com o Brasil ocupando a 10ª posição global. Ela enfatizou a importância de entender o comportamento de compra, especialmente diante do aumento de cancelamentos e alterações de reservas.
“Neste momento, é importante entender o comportamento de compra, especialmente com o aumento de cancelamentos e alterações de reservas. O Sudeste lidera com 57%, seguido do Sul com 19% e Nordeste com 13% no volume de reservas, e esses números nos ajudam a entender onde tem mais demanda e em que regiões eu preciso me preocupar mais em relação a reservas antecipadas”, comentou.
Confira as principais constatações da pesquisa realizada durante o 7º TMMs Summit 2024:
- Tarifas flutuantes na hotelaria: 45% dos gestores preferem discutir este tema
- ESG: 34,55% afirmaram que ESG não é um limitador nas políticas de suas empresas
- Uso de IA: 48,08% utilizam inteligência artificial em viagens e eventos, enquanto 44,23% ainda não adotaram a tecnologia
- Cumprimento de premissas de RFP: 62,5% dos gestores sempre verificam se as condições dos contratos são cumpridas.
- Interesse em precificação flutuante: 55,36% querem saber mais sobre o tema
- Otimização de eventos com hotéis: 43,14% sentem que podem melhorar nesse aspecto
- Bleisure: 51,22% das empresas ainda não adotam essa prática
- Monitoramento de eventos: 46,97% monitoram o retorno dos eventos apenas às vezes.
Fonte: Mercado e Eventos