💵 Dólar: R$ 5.73 | 💶 Euro: R$ 6.82 | 📅 Atualizado: 05/08/2025 às 11:47

Como é o clima no Japão?

Ao contrário do clima irregular brasileiro, onde a temperatura oscila constantemente, o do Japão é muito bem definido. As estações são exatas como um relógio britânico e não se alongam além do tempo previsto. A paisagem, assim como a gastronomia e as experiências no país também mudam conforme a época do ano e a região. Portanto é importante saber o que você deseja conhecer e escolher a melhor época para sua viagem.

 

Mas antes de começar a falar sobre o que cada estação tem a oferecer e qual o melhor período para visitar o Japão, é preciso entender como funciona a geografia do país, bem como os padrões climáticos de cada região.

Situado ao leste do continente asiático, o Japão é banhado pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Japão. Seu território abrange cerca de cinco grandes ilhas – Honshu, Hokkaido, Kyushu, Shikoku e Okinawa –, que se somadas a outras ilhotas formam uma nação com mais de 6.500 ilhas.

 

Desta forma, o país pode ser dividido em quatro regiões climáticas diferentes. Hokkaido, ao norte, com seu clima subártico, apresenta uma temperatura média anual de 8ºC e recebe uma precipitação de 1.150mm. O lado do Oceano Pacífico, desde a região de Tohoku no norte de Honshu até Kyushu, encontra-se na zona temperada. O verão por lá é quente e úmido e influenciável pelos ventos sazonais do Pacífico. Já no outro lado do país, o território próximo ao Mar do Japão apresenta um clima mais chuvoso e com muita neve durante o inverno. Ao sul, nas ilhas da província de Okinawa, o clima predominante é o subtropical, com temperatura média anual de 22ºC e precipitação de 2.000 mm, um destino muito procurado no verão.

 

Portanto, mesmo sendo um país pequeno, sobretudo se comparado ao Brasil, o clima japonês apresenta uma clara diferenciação entre as estações de acordo com a região. O inverno no centro e norte são extremamente frios. Já ao sul, em Okinawa, a temperatura é bem mais amena. A primavera, apresenta clima ameno e o gracioso espetáculo das sakuras (flores de cerejeiras), assim como o outono, que encanta com a queda das folhas de momiji.

 

 

Veja como é a primavera no Japão:

Agora que você, em tese, já compreendeu como funciona a topografia japonesa e os padrões climáticos apresentados pelo país, é hora de aprender o conceito kisetsukan, que quer dizer senso de estação e descobrir o que fazer em cada época do ano e não cometer gafes ao pedir um determinado prato, fora de época, em algum restaurante, por exemplo.

 

E ai, pretende visitar o Japão em qual estação? Que tal conhecer o país utilizando o eficiente transporte ferroviário? Clique aqui e saiba mais!

 

Ficou com vontade de ir para o Japão e conhecer todas essas regiões? A Quickly Travel te auxilia em toda viagem, com roteiro personalizado, hospedagem, passagem aérea, documentos, terrestre, passeios, dicas, internet e suporte em toda a viagem.
Entre em contato pelo e-mail lazer@quicklytravel.com.br ou ligue para (11) 2198-8588. 

Gostou? Compartilhe:

WhatsApp
LinkedIn
X
Threads

Veja também:

Viagens de incentivo: um investimento na retenção de talentos

Responsáveis tributários não precisarão recolher IOF retroativo

GBTA aponta queda no otimismo nas viagens corporativas

Aviação brasileira transporta quase 62 milhões de passageiros no 1º semestre 

Nova taxação de dividendos que afeta agentes de viagens avança na Câmara

130 anos de laços entre Brasil e Japão: o que essa relação ensina sobre viagens e conexões duradouras