A pesquisa As Transformações do Viajante Corporativo, realizada pelo TRVL Lab, a pedido da PANROTAS e da Trend, está sendo lançada esta semana, no Anuário PANROTAS de Eventos e Viagens Corporativas 2024, que foi distribuído no Lacte 2024, no WTC Events Center, em São Paulo.
Segundo a pesquisa, o transporte mais utilizado nas viagens de negócios é o avião, com 67,65% das respostas, seguidos do veículo próprio (36%), veículos da empresa (34%) e ônibus (30%). Os veículos alugados, que no final de semana causaram polêmica com a briga entre Abracorp e Localiza, ficam com 28%.
Escolha da aérea
Na hora de escolher com que companhia aérea voar, o item mais importante é a “agilidade na resolução de problemas da companhia aérea”. Ou seja, o cliente quer ver como a empresa se comporta na hora da disrupção, pois sair na hora e oferecer segurança são obrigações do transportador.
O segundo item mais importante é a facilidade de reserva e compra e o terceiro a pontualidade da empresa aérea. O preço vem em quarto lugar e a duração total da viagem em quinto (ou seja, escalas podem ser decisivas para a escolha). Veja no quadro abaixo.
Isso irrita
Os atrasos, com 70% das respostas são o que mais irritam os viajantes a negócios, seguidos dos cancelamentos (47%) e dos preços (44%). As cobranças de bagagem (36%) e as taxas de remarcação (29%) vêm na sequência. Depois, aparecem a qualidade do atendimento em terra (27%) e o serviço de bordo (24%).
Companhias preferidas
O TRVL Lab perguntou que companhia aérea vinha à mente dos viajantes quando o tema era viajar a trabalho: Azul ganhou com 33,33% dos votos, seguida pela Gol, com 32,59% e pela Latam com 26,66%.
Quando a pergunta foi: qual sua companhia aérea nacional preferida nas viagens a trabalho, a Azul ficou com mais vantagem ainda: 39,39%, contra 27,27% da Gol e 25% da Latam.
A Latam Airlines ficou com o primeiro lugar entre as favoritas para viagens internacionais: 18,04%. Empatadas em segundo lugar vieram American Airlines e Emirates, com 10,52%.
Confira a pesquisa completa em www.trvl.com.br.
Fonte: Panrotas