Embora pequeno, o Japão esconde sob seus domínios uma grande variedade de atrativos, pontos turísticos e cidades que podem ser visitadas a partir de qualquer região do país. Caso da charmosa Kanazawa, no município de Ishikawa
Localizada a pouco menos de 500 quilômetros de Tóquio – sede dos Jogos Olímpicos deste ano, – Kanazawa surpreende ao reunir toda a beleza arquitetônica do Japão em um só lugar. Os bairros de Higashi Chaya e Nishi Chaya que o digam!
Ambos resistem desde o período Edo (1603 – 1868) e são os mais cênicos de toda a cidade. Perder-se pelas simpáticas ruas da região e observar as casas, projetadas ao melhor estilo “japonês”, a propósito, é um gostoso e divertido passatempo. Ir às compras também não é má ideia. É ali que estão as famosas “lojinhas de ouro”, onde pode-se comprar bolos, sorvetes, cosméticos e a laca de Kanazawa, uma espécie de proteção resinosa de alta qualidade. Todos os itens, claro, decorados com pó de ouro – comestíveis também.
Outro lugar bem interessante para se visitar e ver com os próprios olhos as diferenças entre ocidente e oriente é o Omicho Market, que vende uma grande variedade de frutos do mar. Alguns, inclusive, existem somente naquela região. Destaque para as ostras, que são enormes e podem ser degustadas no local, em uma das muitas barraquinhas de comida presentes no local.
Fora do circuito de compras, o Museu do Século 21 de Arte Contemporânea e o Castelo de Kanazawa, construído pela família Maeda, são paradas quase que obrigatórias para todos os turistas. O primeiro exibe obras como a “piscina”, que é um barato. Já o Castelo, nos dá uma sensação incrível de voltar no tempo apenas ao contemplá-lo.
Ao redor, o Parque do Castelo surge como um excelente ponto para avistar as flores de cerejeira durante a temporada. Na toada das flores, o Jardim Kenroko-em, que é um dos três jardins mais importantes do país, também merece ser visitado e incluso no roteiro com toda a certeza. O espaço é ótimo para se relaxar.
Cuidar do corpo e da mente, aliás, não é um desafio em Kanazawa graças aos onsens hotéis com águas termais de alto padrão. A experiência é revigorante e genuinamente japonesa. E tudo isso, evidentemente, dentro da hospitalidade local e do conceito Ikigai – filosofia japonesa que prega uma vida longa e saudável.