Qual a história dos kimonos japoneses?

Mulheres vestindo kimonos (Foto: AdobeStock)

O Japão é conhecido por ser um país cheio de tradições, incluindo em relação a vestimenta, com seus tradicionais kimonos. Mas você sabia que existem diferentes tipos de kimono e significados?

O significado literal da palavra kimono é “coisa de vestir” e expressa genericamente o conceito de vestimenta. No total são 9 tipos femininos (Murotomesode, Irotomesode, Furisode, Houmongi, Tsukesage, Iromuji, Komon, Tomesode e Yukata) e 5 masculinos (Yukata, kuromontsuki, Iromontsuki, Omeshi e Tsumugi) que variam de nome de acordo com seu uso, social e casual, tecido, simbologia e quantidade de brasões, carregando em sí um tipo de dobradura específica, uma das etapas mais difíceis na composição da roupa.

Kimono estilo Houmong, considerado o quimono mais "chamativo", utilizado em grandes eventos
Kimono estilo Houmong, considerado o quimono mais "chamativo", utilizado em grandes eventos

Os trajes japoneses evoluíram ao longo de milhares de anos, sendo originalmente muito influenciados pela civilização chinesa, principalmente durante as eras Heian (em meados de 794 até 1100) e Kamakura (entre 1100 até 1300), porém deixando de ser uma vestimenta tradicional após a era Meji (1868 até 1912), com a influência ocidental.

Hoje em dia, muitos tipos de kimono ainda são utilizados, principalmente durante festivais e cerimônias japonesas, porém o conceito de Fashion Kimono foi instaurado no ocidente e, hoje em dia, não é incomum encontrar peças de roupa que seguem o estilo em muitas fast-fashion pelo mundo todo!

Para os mais tradicionalistas, uma viagem para o Japão pode render uma prova de kimonos tradicionais, especialmente em Quioto, em lojas de Kimono Rental, nas quais é possivel alugar um por algumas horas.

O que acha sobre essa tradição japonesa?

Gostou? Compartilhe:

WhatsApp
LinkedIn
X
Threads

Veja também:

Turismo em Roma sofre alterações após morte do papa Francisco

Mesmo com alta no preço do aéreo, número de viajantes corporativos cresce 47% no 1T25

GBTA prevê diminuição das viagens corporativas em 2025 devido a restrições nos EUA

Aeroporto de Guarulhos recebe investimentos de R$ 1,4 bilhão em infraestrutura

bilhetes

Gestão de bilhetes não voados: como reduzir perdas e otimizar recursos

Viagens aos EUA são impactadas pela instabilidade global