JP

O que fazer no Japão durante o verão?

Quando? Junho, julho e agosto Temperatura média: 20º a 30ºC

 

O verão japonês é curto e extremamente quente. Os termômetros flutuam, na maior parte do tempo, entre 30º e 35ºC, podendo chegar, em alguns casos, a quase 40ºC. Mas antes da temperatura subir de vez, os japoneses precisam encarar a temporada de chuvas (tsuyu), que ocorre em junho. Chove, sem parar, por semanas, até o calor aparecer. Após a temporada de chuvas, o clima fica mais abafado e os tufões, chamados de taifu no Japão, começam a aparecer com mais frequência em agosto e setembro.

 

Com a chegada do calor e a época das férias, programas até então impossíveis, como um dia de praia, surgem no horizonte dos japoneses e turistas. Uma boa dica é a região de Okinawa, que é conhecida como o “Caribe do Japão”, e oferece belas praias e temperaturas pra lá de tropicais durante o verão. Okinawa é a prefeitura que está localizada mais ao sul do Japão, entre Kyushu e Taiwan, e é um tanto diferente do restante do Japão, onde tudo tem sua própria identidade, cores e sabores, e até mesmo o dialeto japonês moderno.

 

Okinawa é um arquipélago que pode ser divido em três grupos de ilhas principais: Okinawa (ao redor da ilha de Okinawa), Miyako (ao redor da ilha de Miyako) e Yaeyama (ao redor da ilha de Ishigaki). Na região você vai encontrar muita natureza, praias lindas com águas azuis e areias claras, vida marinha abundante, gastronomia incrível, museus e templos. Não deixe de fazer snorkeling, mergulho, trilhas e observar a vida marinha. Mas caso você deseje ficar na parte central do Japão (mais perto de Tóquio), também é possível encontrar atividades aquáticas ao redor como fazer windsurf em Kanagawa, canoagem e caiaque na província de Yamanashi ou surfar em Chiba.

Surf em Chiba (Fonte: AdobeStock)

Passear por grandes centro urbanos, como Tóquio e Kyoto, por exemplo, também acena positivamente, mas requer um pouco mais de atenção durante a onda de calor. É preciso se hidratar bem e cuidar da pele, leve chapéus ou bonés, roupas leves que são mais respiráveis, como as de algodão e leques para se abanar durante o dia. Caso não queira pegar tanto calor, uma opção de lugar para ir é Hokkaido (norte), onde as temperaturas são mais amenas e você vai encontrar lindos campos de flores e também o famoso sorvete de lavanda.

 

A estação também marca a realização de muitos festivais de verão, que ocorrem por todo o país, tais como os Matsuri, Obon, Tanabata e Hanabi. Os matsuris são os festivais em geral e acontecem nos templos e santuários, e o obon é um evento budista em que os japoneses homenageiam seus ancestrais. O tanabata, também conhecido como festival das estrelas, comemora a história de amor entre Orihime (estrela Vega) e Hikoboshi (estrela Altair) que atravessam a Via Láctea para se reencontrarem. Nesta data é comum as pessoas escreverem seus desejos em um papel da sorte chamado tanzaku, e pendurar em ramos de bambus para que posteriormente esses desejos sejam realizados. Já os hanabis são festivais de fogos de artifícios e acontecem durante todo o verão.

 

Um dos festivais de verão mais famosos do Japão é o Festival Awaodori com duração de 4 dias que acontece na cidade de Tokushima no mês de agosto. Awaodori é uma dança típica da região que é realizada na rua para milhares de pessoas e é uma forma de homenagear seus ancestrais. Outros festivais imperdíveis são: o Festival de Fogos de Artifício do Rio Sumida (Sumida River Fireworks Festival) que acontece no final de julho em Tóquio; o festival Gion (Kyoto Gion Matsuri), que é um dos mais antigo do país e acontece no mês de julho em Kyoto e por fim, o Nebuta Matsuri que acontece na prefeitura de Aomori no começo de agosto, onde carros alegóricos gigantes (chamados de “nebuta”) desfilam ao longo da rua

Surf em Chiba (Fonte: AdobeStock)

Veja também os fogos de artifício de Tóquio:

E por falar na capital japonesa, quem for visitar o Japão em 2021, poderá acompanhar de perto a emoção dos Jogos Olímpicos de Tokyo, em julho. A cidade voltará a receber uma edição de Olimpíada após 56 anos e promete um torneio inesquecível.

 

O verão também é uma boa época para subir no famoso Monte Fuji, visto que grande parte da neve já derreteu e o clima está mais agradável. É comum as pessoas irem bem cedo para conseguir ver o sol nascer no Oceano Pacífico. O trajeto pode ser feito em diferentes rotas que podem ser consideradas mais fáceis ou mais complicadas, mas é importante reservar com antecedência e ir preparado. A temporada para subir o Fuji-san (como os japoneses chamam carinhosamente o Monte Fuji) tem início em julho e vai até a primeira semana de setembro.

Caminho para subir o Monte Fuji (Foto: Divulgação)

Por conta do calor intenso no país, os japoneses optam por comidas mais refrescantes e leves, como cafés e chás gelados, sopas frias, sorvetes e macarrões gelados. Para comer, não deixe de experimentar o sômen, que é uma espécie de macarrão, só que gelado. O hiyashi chuka é outro prato recomendado para se recuperar do calor intenso, que consiste em macarrão de ramen com muitos vegetais, presunto, omelete, frutos do mar e caldo gelado de gergelim ou soja.

Hiyashi chuka (Foto: Divulgação)
Somen (Foto: ©Saga Prefecture/©JNTO)

O kakigori também faz muito sucesso por lá durante essa época do ano, e nada mais é do que a nossa famosa raspadinha. Você pode adicionar diferentes caldas para dar o sabor docinho, como calda de morango, melão, manga, chá verde, banana, chocolate e também se quiser fazer uma graça, pode adicionar caldas com diferentes cores e fazer uma raspadinha arco-íris, toda colorida. O kakigori pode variar de cada lugar, podendo conter leite condensado, frutas frescas, sabores diferentes e anko (feijão japonês doce).

 

A cerveja também vai bem com a onda de calor e é muito popular na estação. Se gostar mesmo de cerveja, aproveite para conhecer Sapporo. A cidade abriga o único Museu do país dedicado a esta bebida e durante o verão a região recebe um divertido festival cervejeiro: o Sapporo Summer Festival, um festival que oferece muitos shows, atrações e claro, cerveja. Vale a visita. Para aqueles que não bebem cerveja, nessa época do ano as empresas de refrigerante e suco lançam sabores diferentes de bebidas que fazem muito sucesso, tais como melancia, manga, maça, kiwi e melão.

 

E ai, pretende visitar o Japão em qual estação?

 

Ficou com vontade de ir para o Japão e conhecer todas essas regiões? A Quickly Travel te auxilia em toda viagem, com roteiro personalizado, hospedagem, passagem aérea, documentos, terrestre, passeios, dicas, internet e suporte em toda a viagem. Entre em contato pelo e-mail lazer@quicklytravel.com.br ou ligue para (11) 2198-8588. 

Gostou? Compartilhe:

WhatsApp
LinkedIn
X
Threads

Veja também:

11 museus virtuais para você aproveitar

5 destinos incríveis para chocólatras de plantão

Quais os 10 destinos turísticos mais buscados no TikTok?

O que mais irrita o viajante corporativo no transporte aéreo?

Viagens Corporativas Mais Sustentáveis: Por Onde Começar?

Veja 6 tendências em tecnologia e distribuição de viagens para 2024