
Os novos iPhones, anunciados nesta segunda-feira (09), terão IA generativa integrada nos sistemas operacionais. A próxima geração do iPhone foi construída com um botão de câmera dedicado, localizado abaixo do botão liga/desliga no lado direito do dispositivo. Entre seus usos, o botão ativa uma ferramenta para perguntar à IA sobre recursos visuais por meio da câmera. Para os viajantes, isso significa maneiras mais fáceis de navegar em novas cidades.
A novidade funciona pressionando e segurando o botão da câmera e, em seguida, apontando a câmera para um objeto. Ao apontar para um restaurante, o iPhone abre uma janela com horários, classificações e opções para visualizar o menu e fazer uma reserva pelo OpenTable.
O usuário também pode apontar a câmera para um panfleto de um evento, e o iPhone salva os detalhes sobre a hora, a data e o local no calendário.
A mesma função pode ser usada para responder a perguntas sobre objetos. A apresentação da Apple não mostrou, no entanto, se a ferramenta funciona para reconhecer pontos de referência ou traduzir textos.
As novas gerações do iPhone estarão disponíveis para pré-venda na sexta-feira (13) e nas lojas em 20 de setembro. O iPhone 16 e o iPhone 16 Pro são os primeiros telefones da Apple projetados com hardware (Apple Intelligence) para suportar o poder de computação necessário para o avanço da IA, disse a empresa.
Mais recursos do iPhone relacionados a viagens:
- Melhores câmeras
- Capacidade de gravar vídeos e fazer fotos espaciais para o Apple Vision Pro
- Redução do ruído do vento ao gravar vídeos
- Inteligência da Apple
- A Apple disse em junho que o próximo sistema operacional iOS 18 seria integrado à IA generativa da Apple e do ChatGPT. Isso inclui a capacidade da Siri de acessar detalhes – como os de um próximo voo reservado – em todos os aplicativos do dispositivo pertencentes à Apple.
Veja alguns outros recursos de IA que foram anunciados anteriormente e devem ser lançados nos próximos meses:
- Ao solicitar detalhes sobre um próximo voo reservado, a Siri deverá cruzar as informações de voo de um e-mail ou texto com informações de rastreamento de voo em tempo real para fornecer o horário de chegada mais atualizado.
- A Siri deverá encontrar planos para uma reserva de almoço feita por meio de texto e, em seguida, informar ao usuário quanto tempo levaria para dirigir do aeroporto até o restaurante.
- A Siri deve ser capaz de mostrar fotos de uma viagem específica.
- A Siri deve responder a perguntas mesmo que o usuário tropece nas palavras, por exemplo, se não conseguir lembrar o nome exato de um museu.
- A IA deve priorizar e-mails e notificações urgentes, como um cartão de embarque ou um convite para jantar no mesmo dia.
Fonte: Mercado&Eventos