💵 Dólar: R$ 5.81 | 💶 Euro: R$ 6.88 | 📅 Atualizado: 30/07/2025 às 12:00

Aeroportos mais bem avaliados do Brasil no 1º tri de 2025

Média de satisfação chegou a 4,44 no período, em uma escala de 1 a 5

Dentre os aeroportos com maior movimentação, acima de 10 milhões de passageiros em 2024, Brasília aparece como líder na categoria satisfação geral – foto Divulgação/Inframérica

O índice geral de satisfação dos passageiros em aeroportos brasileiros chegou a 4,44, em uma escala de 1 a 5, sendo 1 “muito ruim” e 5 “muito bom”, no primeiro trimestre de 2025. É o que revelou a mais recente pesquisa realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos.

Segundo o governo, o resultado consolida a boa percepção do público em relação à infraestrutura dos terminais brasileiros. A avaliação considera 17 indicadores de desempenho, como acessibilidade, limpeza, check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagens, entre outros.

Dentre os aeroportos com maior movimentação, acima de 10 milhões de passageiros em 2024, Brasília aparece como líder na categoria de satisfação geral, com nota 4,54, seguido por Congonhas (4,51) e Guarulhos (4,49). Galeão (4,31) e Campinas (4,40) também figuram entre os bem avaliados.

Na faixa intermediária, entre 5 e 10 milhões de passageiros, os aeroportos de Curitiba (4,42), Fortaleza (4,41) e Recife (4,40) se destacaram pelo desempenho positivo. Entre os terminais de menor porte, com até 5 milhões de passageiros, Florianópolis (4,08), Maceió (4,06) e Vitória (4,06) obtiveram as melhores notas.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os números refletem o compromisso do governo com a população. “Os resultados da pesquisa mostram que estamos avançando na qualidade dos aeroportos. Estamos trabalhando para garantir uma experiência segura e eficiente para todos os passageiros”, destacou.

A pesquisa envolveu cerca de 8 mil entrevistas mensais distribuídas proporcionalmente entre os aeroportos conforme o fluxo de passageiros. O levantamento apontou um panorama positivo sobre a experiência dos viajantes nos principais aeroportos brasileiros. Entre janeiro e março deste ano, foram 25.829 entrevistas.

Fonte: Panrotas

Gostou? Compartilhe:

WhatsApp
LinkedIn
X
Threads

Veja também:

Responsáveis tributários não precisarão recolher IOF retroativo

GBTA aponta queda no otimismo nas viagens corporativas

Aviação brasileira transporta quase 62 milhões de passageiros no 1º semestre 

Nova taxação de dividendos que afeta agentes de viagens avança na Câmara

130 anos de laços entre Brasil e Japão: o que essa relação ensina sobre viagens e conexões duradouras

Com avanços e cortes, nova lei de Trump acende sinal de alerta no setor de viagens