top of page

Como é o clima no Japão?

Ao contrário do clima irregular brasileiro, onde a temperatura oscila constantemente, o do Japão é muito bem definido. As estações são exatas como um relógio britânico e não se alongam além do tempo previsto. A paisagem, assim como a gastronomia e as experiências no país também mudam conforme a época do ano e a região. Portanto é importante saber o que você deseja conhecer e escolher a melhor época para sua viagem.


Mas antes de começar a falar sobre o que cada estação tem a oferecer e qual o melhor período para visitar o Japão, é preciso entender como funciona a geografia do país, bem como os padrões climáticos de cada região.


Clima em Tóquio no Cruzamento de Shibuya
Foto: Cruzamento de Shibuya, Tóquio

Situado ao leste do continente asiático, o Japão é banhado pelo Oceano Pacífico e pelo Mar do Japão. Seu território abrange cerca de cinco grandes ilhas – Honshu, Hokkaido, Kyushu, Shikoku e Okinawa –, que se somadas a outras ilhotas formam uma nação com mais de 6.500 ilhas.


Desta forma, o país pode ser dividido em quatro regiões climáticas diferentes. Hokkaido, ao norte, com seu clima subártico, apresenta uma temperatura média anual de 8ºC e recebe uma precipitação de 1.150mm. O lado do Oceano Pacífico, desde a região de Tohoku no norte de Honshu até Kyushu, encontra-se na zona temperada. O verão por lá é quente e úmido e influenciável pelos ventos sazonais do Pacífico. Já no outro lado do país, o território próximo ao Mar do Japão apresenta um clima mais chuvoso e com muita neve durante o inverno. Ao sul, nas ilhas da província de Okinawa, o clima predominante é o subtropical, com temperatura média anual de 22ºC e precipitação de 2.000 mm, um destino muito procurado no verão.


Portanto, mesmo sendo um país pequeno, sobretudo se comparado ao Brasil, o clima japonês apresenta uma clara diferenciação entre as estações de acordo com a região. O inverno no centro e norte são extremamente frios. Já ao sul, em Okinawa, a temperatura é bem mais amena. A primavera, apresenta clima ameno e o gracioso espetáculo das sakuras (flores de cerejeiras), assim como o outono, que encanta com a queda das folhas de momiji.


Veja como é a primavera no Japão:


Agora que você, em tese, já compreendeu como funciona a topografia japonesa e os padrões climáticos apresentados pelo país, é hora de aprender o conceito kisetsukan, que quer dizer senso de estação e descobrir o que fazer em cada época do ano e não cometer gafes ao pedir um determinado prato, fora de época, em algum restaurante, por exemplo.


Clique e confira o que fazer em cada estação do ano:


E ai, pretende visitar o Japão em qual estação? Que tal conhecer o país utilizando o eficiente transporte ferroviário? Clique aqui e saiba mais!


Ficou com vontade de ir para o Japão e conhecer todas essas regiões? A Quickly Travel te auxilia em toda viagem, com roteiro personalizado, hospedagem, passagem aérea, documentos, terrestre, passeios, dicas, internet e suporte em toda a viagem. Entre em contato pelo e-mail lazer@quicklytravel.com.br ou ligue para (11) 2198-8588.

13 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page